A Sinais de Cena – Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas assinala, em 2024, 20 anos de existência. Criada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, resultou dos esforços da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro e do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa. No momento da criação, justificava-se a necessidade pela “acelerada redução do espaço dedicado ao teatro na comunicação social”, mas também pela falta de um espaço de debate teórico, investigação histórica, juízo crítico e problematização da relação do teatro com outras formas de arte, como escrevia Maria Helena Serôdio no editorial do primeiro número. Passados 20 anos os balanços são inevitáveis: O que mudou? O que evoluiu? Qual a pertinência da revista na atualidade? Como manter aceso o debate em torno das artes performativas? À interrogação sobre o percurso, missão e objetivos da Sinais de Cena, junta-se a certeza de querer continuar a ser um espaço de documentação, debate e análise do que no campo das artes performativas se faz em Portugal e no mundo. Para celebrar o passado, o presente e o futuro da Sinais de Cena, o lançamento do 3º número da III série serve de mote a uma conversa com convidados especiais.
20 anos de ‘Sinais de Cena’
24 novembro
domingo, 16h
Sala Bernardo Sassetti
Entrada livre sujeita à lotação da sala. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro 1h antes do evento.
Descrição
Ficha Técnica
Organização Sinais de Cena (Andresa Fresta Marques, Marta Brites Rosa, Paula Gomes Magalhães, Rui Pina Coelho) Participantes : Sinais de Cena Maria João Brilhante, Marta Brites Rosa e Rui Pina Coelho Associação Portuguesa de Críticos de Teatro Francesca Rayner Convidados Alexandra Moreira da Silva e Pedro Penim