A solo, mas acompanhado de vários objetos que produzem sons, com os quais tenta criar um universo sonoro que traduz aquilo que é o seu imaginário musical, André Fernandes apresenta-se neste formato desafiante com algumas coisas preparadas e outras criadas no momento. Pode ser uma viagem meditativa, ou turbulenta, e quem sabe, ambas. Mas será sempre ele.
Músico com um percurso reconhecido internacionalmente, colaborou ao longo da sua carreira com músicos como Lee Konitz, Mário Laginha, Chris Cheek, Maria João, Cyro Baptista, Ohad Talmor, Tomasz Stanko, Bernardo Sassetti, Dan Weiss, Bill McHenry, Jim Black, Perico Sambeat, Jeff Ballard, Julian Arguelles, David Binney, Avishai Cohen, João Paulo Esteves da Silva, entre inúmeros outros na área do jazz. Foi membro integrante do Lee Konitz New Nonet, dos grupos de Maria João, Perico Sambeat, Mário Laginha, entre outros.
Tem 12 álbuns editados em nome próprio e participações em mais de quarenta discos como sideman. Foi eleito músico de jazz do ano pelo jornal Público, recebeu o prémio RTP/Festa do Jazz e foi capa da revista Jazz.pt. O seu disco Dianho recebeu igualmente o prémio Play de disco de jazz do ano.
Embora mais ativo na música jazz, Fernandes é não só prolífero como músico e compositor, mas também como produtor, em áreas que vão da música eletrónica, ao hip-hop ou ao rock.
André Fernandes “Uniteto”
(PT)Picadeiro Jazz 2024
1 junho
sábado, 17h30
Largo do Picadeiro (junto à entrada da Sala Mário Viegas)
Entrada livre | Lugares sentados e de pé. Não é necessário o levantamento de bilhete.
M/6
Descrição
Ficha Técnica
André Fernandes guitarra, laptop, voz