Na data em que se assinala o DIA MUNDIAL DA DANÇA (29 de Abril), a BODYBUILDERS e o São Luiz Teatro Municipal, convidam para uma celebração da liberdade criativa da Dança, propondo uma Aula Aberta de Dança Contemporânea de âmbito intergeracional, dirigida pelo coreógrafo Rafael Alvarez. Desafiando e promovendo o encontro criativo e o diálogo artístico, entre participantes de todas as idades, com ou sem experiência anterior em dança, amadores e profissionais, celebrando a experiência de vida e o prazer de dançar.
Inscrições encerradas.
O projeto DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 Anos® criado e dirigido em Lisboa pelo coreógrafo Rafael Alvarez, celebra mais de 23 anos de atividade regular – aulas semanais, laboratórios mensais de formação e criação, apresentação de projetos coreográficos e espetáculos. Para além das aulas semanais de Lisboa que têm vindo a ser realizadas de forma regular desde 2001, a BODYBUILDERS organiza desde 2016, um ciclo de Labs mensais em Paris (Micadanses) e desde 2023 em Almada em coprodução com a Casa da Dança – Almada.
Os participantes são desafiados por este projeto de formação e mediação da dança, a mergulhar no universo da dança contemporânea, experimentando possibilidades de descobrir a criatividade através do corpo, partindo de um encontro do movimento e da dança com outros materiais, como a música, as imagens e o espaço, com foco na exploração de metodologias de improvisação e criação em dança contemporânea. Explorando emoções, sensações, ideias, memórias, sons e imaginários que se podem transformar em danças e histórias de movimento. Promovendo o envelhecimento criativo, através do estímulo da autonomia física, intelectual e criativa. Um convite para explorar a criatividade, aliada ao prazer de dançar valorizando e celebrando o corpo da experiência.
Com o foco no trabalho e no envolvimento entre participantes maiores de 55 anos, o projeto estimula igualmente e cooperação artística entre participantes de outras idades (-55 anos bem-vindos), valorizando a diversidade humana numa lógica intergeracional e plural.
A BODYBUILDERS organiza igualmente dentro deste contexto, diversos projetos coreográficos (laboratórios de criação e apresentação de espetáculos) em Portugal e em Paris, que resultam do intercâmbio entre participantes de ambas os países.