Bill McHenry é um saxofonista e compositor que vive entre Nova Iorque, Maine e Barcelona. Já com uma carreira extensa, gravou vários discos como líder e colaborou com músicos como Andrew Cyrille, Paul Motian, Eric Revis, Guillermo Klein, Andrew D’Angelo, Reid Anderson, Orrin Evans, Rebecca Martin, Duane Eubanks, Jamie Saft, Ethan Iverson, entre muitos outros.
Michael Formanek tem sido descrito como “um contrabaixista e compositor ousado e dificil de classificar”. O The New York Times observa que a sua música é “graciosa na sua subversão e frequentemente sumptuosa”. Nascido em São Francisco, em 1958, tem atuado em variados contextos, incluindo com mestres como Gerry Mulligan, Art Pepper, Stan Getz, Freddie Hubbard ou Fred Hersch. Mesmo com uma experiência de décadas – começou ainda jovem na Bay Area (San Francisco) a tocar com músicos como Joe Henderson e Tony Williams – tem desenvolvido a sua mais recentemente criatividade numa sequência de louváveis gravações. Os seus mais recentes trabalhos como líder incluem músicos como Tim Berne, Craig Taborn, Gerald Cleaver, Tony Malaby, Kris Davis, Ches Smith, Chet Doxas, Mary Halvorson, entre muitos outros. Formanek gravou também um LP de contrabaixo solo. Como sideman gravou com Uri Caine, Dave Burrell, Jane Ira Bloom, Gary Thomas, Jack Walrath, Joe Maneri, Harold Danko, Lee Konitz, Freddie Redd, Chet Baker e até Elvis Costello, para além de participações em álbuns de alguns dos seus frequentes parceiros como Berne, Halvorson, Fujiwara, Malaby, Marty Ehrlich, Dave Ballou, Ellery Eskelin, Devin Gray and Angelica Sanchez.
Nascido em Mount Vernon, Ohio, Jeff Williams começou a sua carreira como baterista em Nova Iorque em 1971. Em 1972 Williams já tocava com o histórico saxofonista Stan Getz e mais tarde com Dave Liebman.
Outras colaborações incluem músicos como Joe Lovano, Lee Konitz, Tony Malaby, Paul Bley, Ethan Iverson, ou Leo Genovese. Em Londres, onde se radicou durante alguns anos, partilhou o palco com Norma Winston, Kenny Wheeler e Martin Speake, e formou o seu próprio grupo que incluía músicos como John O´Gallagher, Kit Downes, Phil Robson e John Hébert.
O trio que se apresenta no Picadeiro Jazz 2024 é uma estreia mundial, um encontro de músicos do mesmo meio, que se conhecem e respeitam, mas que nunca convergiram no mesmo palco.
Apoios:
Integrado nas Festas de Lisboa