O festival transdisciplinar Temps d´Images realiza, produz e apresenta há sete anos, criações que resultam do cruzamento de diferentes linguagens artísticas, como a performance e o cinema, as artes visuais e a música, a ficção e a dança. Em 2009 o São Luiz associa-se pela primeira vez ao Festival, juntando-se assim a outras entidades culturais lisboetas que têm vindo a apoiar a realização do mesmo.
“Che cosa é um território cinematográfico que se desenvolve como um organismo de produção constante de imagens, intérpretes e público, num cinema expandido; procura a formação da cena, do agir, do movimento, do cinema, tudo é sempre real, escapa-se muitas vezes a força por que se é conduzido (já não está na moda dizer ‘possuído’?). Um trio ensaia o real e o real e o real, performativo, teatral, dançado, corpos saturados de representações, o terror insinua-se. Um filme de terror ou um conto de fábulas, Che cosa é uma performance cinematográfica dum corpo aqui agora, barroco, réptil e nato. Imagens reproduzidas, produzidas, imaginadas durante a produção do estar para acontecer. Sonda-se nas fronteiras do erotismo, da violência e do território que ocupa ou se esquece que ocupa, produz-se em cenas paralelas no mesmo filme, o estado de provocação do acontecimento sem legendas.
Real, remake, retake.
Algo de muito certo se passa em cena, algo de muito errado se passa em cena, logo porque esse certo e errado são perversamente relativos e desde sempre. O que desejas sentir? Cegueira ou profana luz.”
Elsa Aleluia