Em plena quadra natalícia, duas obras monumentais de Mozart. Igualmente moldadas em formas de culto cristãs, A Grande Missa em Dó Menor e as Vesperae Solennes de Confessore são aqui interpretadas pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, por vozes solistas e pelo Coro Sinfónico Lisboa Cantat. A primeira terá sido composta por iniciativa do próprio compositor, para celebrar o casamento com Constanze e o nascimento do seu primeiro filho. Conduz-nos durante praticamente uma hora por entre ambientes majestosos. As Vesperae anunciam-se aqui solennes por juntarem os instrumentos à voz, já que esta liturgia das horas era mais vulgarmente cantada a capella, todos os dias, ao final da tarde; e de confessore por celebrarem um santo. O clima de júbilo mantém-se, sempre com a inconfundível assinatura do génio de Salzburgo. Recomenda-se particular atenção ao célebre Laudate Dominum, perto do final.
Concerto de Natal
Orquestra Metropolitana e Coro Sinfónico Lisboa CantatNatal em Lisboa 2014
Domingo às 17h30
Sala Principal
Entrada livre sujeita à lotação da sala Levantamento de bilhetes no dia do espectáculo (máximo dois bilhetes por pessoa)
M/6
Descrição
Ficha Técnica
Solistas Carla Caramujo (soprano), Tanja Simic Queiroz (mezzo-soprano), Mário João Alves (tenor), João Fernandes (barítono) Maestro do Coro Jorge Carvalho Alves Maestro Nicholas Kraemer Co-apresentação Orquestra Metropolitana de Lisboa e São Luiz Teatro Municipal