Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Count to One

Yase Tamam
FIMFA Lx 2016
© Mani Lotfizadeh
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Quinta e Sexta às 21h

Local

Sala Mário Viegas

Duração

45 min

Classificação

M/12

Descrição

Count to One, a nova criação da encenadora iraniana Zahra Sabri, inspira-se na poesia milenar do poeta persa Omar Khayyam (século XI), considerado como hedonista e céptico, relativamente distante da prática do Islão. Os três marionetistas são homens, três soldados que decidem parar de lutar, numa terra desconhecida e, para se expressarem, começam a fazer esculturas de barro. Com grande mestria criam todo o tipo de esculturas efémeras, desde pássaros até uma bailarina. O espectáculo combina imagens actuais com poesia oriental, e música ao vivo, numa ousada declaração contra a guerra.

A marioneta tem a sua própria linguagem inconfundível – esta é uma das razões pelas quais o teatro no Irão está cada vez mais a recorrer a uma antiga tradição: o teatro de marionetas. A encenadora Zahra Sabri arrisca bastante quando se move do teatro de marionetas tradicional para o reino do teatro de objectos contemporâneo e destila a filosofia pacifista da poesia persa.

Ficha Técnica

Inspirado nos poemas de Omar Khayyam Encenação Zahra Khyali Sabri Assistente de encenação Fatemeh Abbasi Interpretação Mehdy Shahpiry, Reza Bahrami, Hossein Divandari Músico Behrang Abbaspoor Fotografias Mani Lotfizadeh, Reza Mousavi Técnica Marionetas de barro Idioma Sem palavras

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides