“Eu sou o Outro?” A pergunta que serve de mote a este encontro no São Luiz é uma provocação. Mas ajuda-nos a questionar a forma como nos posicionamos nas nossas comunidades. Portugal apresenta-se como um país que sabe acolher. É verdade? O que têm a dizer imigrantes e refugiados sobre o assunto? Neste dia, conhecem-se alguns processos de integração, com as suas barreiras, mas também as facilidades encontradas.
Depois do debate, celebra-se a diversidade através das cozinhas de várias partes do mundo, com pratos preparados por alunos do projeto Mezze Escola, um curso de restauração para migrantes desenvolvido pela Pão a Pão em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Haverá comida da Índia, Líbia, Eritreia, Afeganistão e Ucrânia.
O encontro termina com a apresentação do espetáculo Une Histoire Bizarre, com histórias de exílio contadas na primeira pessoa, ao qual se seguirá uma conversa com o público.
Uma iniciativa que quer testemunhar como a comida pode ser a ponte para a partilha e afirmação da identidade e como a arte é também um ponto de partida para novos recomeços.
Programa
18h – Debate Portugal sabe integrar?
Com: Monisha Sur, guia do projeto Migrantour; Miguel Becerra, jurista; e Alexander Kpatue Kweh, coordenador do Fórum Refúgio Portugal
Moderação: Ana Paula Costa, vice-presidente da Casa do Brasil
19h30 – Jantar Cozinhas do Mundo (Mezze Escola)
20h30 – Espetáculo Une Histoire Bizarre
21h30 – Conversa após espetáculo
Une Histoire Bizarre é a história da Salomé, do Ali, da Huwaida, da Lana, da Bushra, do Sillah e de tantos outros. Todas elas são histórias bizarras que têm aqui um palco. Une Histoire Bizarre é uma história de esperas e de silêncios, de reencontros que tardam, mesmo depois de se chegar a porto seguro. Une Histoire Bizarre é sobre desentendimentos, da intransponível barreira da língua quando se chega, à solidão de quem vem apenas com uma mochila às costas.
Une Histoire Bizarre é a vida toda em palco, o nascimento, a fuga, o reencontro, a reconstrução, a vida e revida. Une Histoire Bizarre é uma história, acima de tudo, de esperança e de uma enorme vontade de viver.