Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Eu sou o outro?

Refugiados e imigrantes tomam conta do palco
Associação Pão a Pão
©Pedro Soares
Este evento já decorreu
Datas e Horários

19 dezembro
segunda, 18h

Local

Sala Bernardo Sassetti

Preço

€10

Classificação

M/6

Descrição

“Eu sou o Outro?” A pergunta que serve de mote a este encontro no São Luiz é uma provocação. Mas ajuda-nos a questionar a forma como nos posicionamos nas nossas comunidades. Portugal apresenta-se como um país que sabe acolher. É verdade? O que têm a dizer imigrantes e refugiados sobre o assunto? Neste dia, conhecem-se alguns processos de integração, com as suas barreiras, mas também as facilidades encontradas.
Depois do debate, celebra-se a diversidade através das cozinhas de várias partes do mundo, com pratos preparados por alunos do projeto Mezze Escola, um curso de restauração para migrantes desenvolvido pela Pão a Pão em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. Haverá comida da Índia, Líbia, Eritreia, Afeganistão e Ucrânia.
O encontro termina com a apresentação do espetáculo Une Histoire Bizarre, com histórias de exílio contadas na primeira pessoa, ao qual se seguirá uma conversa com o público.
Uma iniciativa que quer testemunhar como a comida pode ser a ponte para a partilha e afirmação da identidade e como a arte é também um ponto de partida para novos recomeços.

 

Programa
18h – Debate Portugal sabe integrar?
Com: Monisha Sur, guia do projeto Migrantour; Miguel Becerra, jurista; e Alexander Kpatue Kweh, coordenador do Fórum Refúgio Portugal
Moderação: Ana Paula Costa, vice-presidente da Casa do Brasil
19h30 – Jantar Cozinhas do Mundo (Mezze Escola)
20h30 – Espetáculo Une Histoire Bizarre
21h30 – Conversa após espetáculo

 

Une Histoire Bizarre é a história da Salomé, do Ali, da Huwaida, da Lana, da Bushra, do Sillah e de tantos outros. Todas elas são histórias bizarras que têm aqui um palco. Une Histoire Bizarre é uma história de esperas e de silêncios, de reencontros que tardam, mesmo depois de se chegar a porto seguro. Une Histoire Bizarre é sobre desentendimentos, da intransponível barreira da língua quando se chega, à solidão de quem vem apenas com uma mochila às costas.
Une Histoire Bizarre é a vida toda em palco, o nascimento, a fuga, o reencontro, a reconstrução, a vida e revida. Une Histoire Bizarre é uma história, acima de tudo, de esperança e de uma enorme vontade de viver.

 

Logotipos dos apoios: Active citizens fund, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Bissaya Barreto, Turismo de Portugal e Pão a Pão.

Ficha Técnica

organização Associação Pão a Pão Apoios Active Citizens Fund, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Bissaya Barreto, Turismo de Portugal | UNE HISTOIRE BIZARRE Direção de projeto e direção artística Sebastião Martins Direção artística e encenação Júlio Martín Expressão teatral Ana Sofia Santos e Jan Gomes Voz e Música Helena Reis Corpo e Movimento Sofia Soromenho Participantes/Intérpretes Alafraa Eltoum, Ali Zain, Ana Sofia Santos, Bushra Shhdah, Faribourz Najarzadeh, Helena Reis, Huwaida Sorag, Iryna Rosokhata, Itabore Christian Clearence, Jan Gomes, Lana Alqarnwi, Mahdi Qarbani, Márcia Dava, Marina Burdieieva, Modou Lamin, Rawaa Eltoum, Saeideh Shekoshi, Salomé Anukem, Sofia Soromenho, Waad Hassan Direção Técnica José Carlos Nascimento Realização de documentário Tomás Nolasco Produção Executiva João Rodrigues

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides