A companhia libanesa Collectif Kahraba apresenta Géologie d’une Fable [Geologia de uma Fábula], um espetáculo para toda a família sobre as fábulas persas, nas quais Esopo se inspirou e que, por sua vez, inspiraram também La Fontaine e Marie de France.
Géologie d’une Fable combina narração, dança e manipulação de objetos e sons, tendo como elemento central o barro, que Eric Deniaud e Aurélien Zouki modelam à frente do público, para criar personagens, animais, objetos ou paisagens, com as quais contam histórias universais, cuja sabedoria foi transmitida até ao nosso tempo.
E se a primeira fábula tivesse nascido do barro? Um espetáculo que nos transporta até às raízes das tradições narrativas, onde podemos apreciar a representação plástica e sonora das histórias que falam da essência da humanidade e que são um património cultural comum que não conhece fronteiras.
BIO
Fundado no Líbano em 2007, o Collectif Kahraba é uma companhia composta por artistas e técnicos de diferentes disciplinas que acreditam na arte como um meio de diálogo e abertura. Em 2011, organizaram em Beirute o festival multidisciplinar Us, The Moon & The Neighbours. Com seis edições, este evento conseguiu posicionar-se como uma plataforma de colaboração, troca e encontro entre o público e artistas locais e internacionais. Em 2017, o Collectif Kahraba assumiu a direção artística da Hammana Artist House, um espaço de residência para artistas que cofundou com Robert Eid para desenvolver a imaginação, a curiosidade, o sentido crítico e contribuir, com responsabilidade partilhada, para a construção de uma cultura de paz. O trabalho da companhia libanesa reflete-se em mais de dezoito produções que são realizadas regularmente dentro e fora do Líbano, em que exploram diferentes formas teatrais, como o teatro, as marionetas e a dança.