O grande mágico Kosmao e o seu carismático assistente Goupil, uma raposa de “peluche”, convidam o público para um cabaré do mais alto gabarito, com números de magia deslumbrantes.
Os truques sucedem-se, mas esta mecânica é interrompida, porque Goupil é um assistente rebelde e só faz o que quer. Afinal, antes de ter este trabalho, foi primeiro uma raposa e depois uma estola ou echarpe de uma senhora parisiense da moda…. Goupil está agora no limiar do estrelato como aprendiz de um grande mágico e não vai parar por aqui…
Uma dupla improvável e cheia de humor, onde uma marioneta peculiar rouba lentamente o espetáculo ao mágico Kosmao e a magia leva-nos gradualmente para o universo da animação. Étienne Saglio criou um espetáculo encantador e hilariante, para descobrir em família, numa homenagem aos estúdios Tex Avery e Pixar.
Domador de fantasmas e encantador de lobos, Étienne tornou-se uma figura da nova magia. Cada um dos seus espetáculos é apresentado como uma viagem ao mundo da ilusão, onde as mentes são confundidas e as referências abaladas. Sem uma única palavra, consegue afastar os espectadores da sua vida diária e oferece-lhes a oportunidade de abrirem a imaginação e se deixarem embalar pela sua invenção.
Neste espetáculo fuma-se em cena.
“Um espetáculo visual, com uma referência deliberada ao estilo louco dos filmes de animação de Tex Avery, onde a nossa admiração oscila entre o fascínio, o riso e a ternura por esta raposa irresistível.
-Thierry Voisin, Télérama
“Um universo fascinante. Prodigioso.”
-Stéphanie Barrioz, Télérama
“Para Étienne Saglio, a vida após a morte é aqui e agora (…). O malabarista e manipulador transporta o público para um universo de romantismo noir.”
-Fabienne Darge, Le Monde
“Étienne Saglio continua a agitar o mundo da nova magia, misturando a ilusão com o circo, a coreografia, as artes plásticas e o universo de Tim Burton.”
-DR, Ouest-France
“Goupil e Kosmao, um espetáculo de magia delicioso
Goupil e Kosmao é como um grande compêndio de delicadeza, precisão e poesia (…).
O único cenário é um cabaré estilizado por uma mesa simples e uma pequena luz no seu suporte. Ao som de uma música que lembra as comédias do cinema mudo, um mágico alto e elegante chega com uma mala. Dela retira uma raposa taxidermizada, inicialmente uma simples estola, que vai ganhar vida e ajudá-lo nos seus truques até roubar-lhe o espetáculo. São maravilhosas as visões desta raposa a voar, pendurada no fio de um balão cor-de-rosa, a dançar em cima da mesa e a roubar os óculos do seu parceiro ou a ameaçá-lo com uma espingarda.
Deslumbrados com a magia, crianças e adultos entregam-se totalmente, deleitando-se com as artimanhas da fera, mas também com a atuação perfeitamente dominada do intérprete (…). O público adorou (…).”
–Ouest-France
“O mágico Étienne Saglio concebeu um espetáculo encantador (…). Inspirado no universo de Tex Avery e na atmosfera dos filmes da Pixar, Étienne Saglio criou uma dupla na grande tradição dos desenhos animados, em que o riso nasce das situações, das mudanças de ritmo e dos gags visuais. Ao mesmo tempo, os truques e a manipulação da raposa são orquestrados com uma deliciosa magia à moda antiga.”
-Aurélien Martinez, Le Petit Bulletin
BIO
Etienne Saglio cresceu perto de Rennes. O seu trabalho gira em torno da manipulação de objetos e da magia. Malabarista autodidata, frequentou o Lido em Toulosse e o Centre National des Arts du Cirque em Châlons, antes de formar a sua própria companhia Monstre(s). Mágico, ator, malabarista, cria e atua em Le Soir des Monstres, Le Silence du monde e Projet fantôme, participa em Nous, rêveurs définitifs. Continua a apresentar Les Limbes, desde 2014 e Le Bruit des Loups, desde 2019. Em 2021, cria um espetáculo direcionado para o público jovem, Goupil et Kosmao. Atualmente está a trabalhar num novo espetáculo que será estreado no Outono de 2024. Étienne Saglio é artista associado do Théâtre du Rond Point em Paris. A companhia é apoiada pela Région Bretagne, Ville de Rennes e pela Fundação BNP Paribas.