Destinatários
Todas as pessoas que procuram pensar criticamente as questões ambientais e que estejam envolvidas, ou simplesmente interessadas, com a criação artística enquanto modo de ação para um futuro sustentável; e que estejam disponíveis para exercitar a imaginação através de debate de ideias e de exercícios práticos.
No projeto Linhas de Tensão. Arte, Dança e Ecologia, acontece esta oficina de “coisas possíveis (e talvez necessárias)”.
As sessões destinam-se a estimular a criatividade dos participantes para uma visão prospetiva do futuro próximo (2028 surgirá como baliza cronológica). Imagina-se, de um ponto de vista inclusivo, ações e coisas possíveis para uma ação imediata, e que poderiam ser acrescentadas àquilo que (embora lentamente) já vai sendo planeado, tais como a diminuição da circulação de carros nas cidades, a limitação das grandes áreas de pastagens e das imensas concentrações de gado a abater, a reciclagem das diferentes tipologias de lixo, etc., etc.
Os resultados da oficina – que podem acontecer em diferentes formatos e suportes (escritos, desenhados, projetuais, “oralituras”, performáticos, etc.) – serão coletados, editados e tornados acessíveis em formato digital