Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

O que é um Problema?

Beatriz Valentim
Festival Cumplicidades
©Pedro Figueiredo
Este evento já decorreu
Datas e Horários

Público geral:
13 e 14 maio
sábado e domingo, 15h

 

Escolas:
11 e 12 maio
quinta e sexta, 10h30 e 14h30

público-alvo: 2º ciclo a ensino secundário
(por marcação: maisnovos@teatrosaoluiz.pt)

Local

Sala Mário Viegas

Preço

€7 adultos, €3 crianças (Abrangido pelo Passe Cultura - disponível apenas na bilheteira do Teatro)

Classificação

M/6

Descrição

O que é um problema e como descobrimos que ele existe?

Começamos no vazio, onde existe um problema por resolver, e partimos à descoberta num caminho que se adivinha complexo e desafiante. Encontram-se problemas no próprio corpo e nas suas limitações: Como lidar com esses limites, contornando e encontrando alternativas? Que caminho percorremos para resolver o problema na arquitetura do nosso corpo como metáfora para a questão do problema geral?

O corpo, curioso e perspicaz, procura e dá a mão a um percurso prestes a ser descoberto através do movimento, da construção, do desenho e dos sons. Procura-se, constantemente, ativar as respostas físicas, sensoriais e emocionais para ultrapassar os problemas e encontrar as soluções, ou não. O que é um problema? é um espetáculo que se constrói em palco, com duas bailarinas, uma delas também artista plástica, e um músico, dedicado ao público juvenil.

FOLHA DE SALA

 


 

13 maio
Conversas

 

#Face to Face
Encontro de investigadores, profissionais de diferentes áreas, que permitirá abrir novas perspetivas no que diz respeito à reflexão sobre os espetáculos e os temas abordados pelos seus criadores. Pensar a Dança no século XXI, de forma transversal, em termos de diferentes gerações e diferentes lugares de pensamento é um ponto de partida para abrir novas plataformas de entendimento da dança como fenómeno cultural e social na contemporaneidade, assim como uma nova forma de linguagem não apenas artística. Os oradores convidados partem assim para um conjunto de pensamentos e discussões, permitindo que a obra não termine em si. Este processo implica a aproximação dos oradores convidados das obras para que esta seja a base das diferentes reflexões.

 

Limites, fronteiras, margens e territórios no nosso corpo
dança, limites, fronteiras, multiculturalismo, reflexão, comunidade, culturas, centro vs periferia, ambiguidade.
Sala Bernardo Sassetti
sábado, 16h
Participantes: Ana Vitória, Jesualdo Lopes e Pedro Pinto
Moderador/Provocador:  Luiz Antunes

Ficha Técnica

Direção artística e coreografia Beatriz Valentim Interpretação e conceção cenográfica Beatriz Valentim e Ana Caetano Música original ao vivo e Sonoplastia Pedro Souza Aconselhamento Artístico Francisco Camacho Apoio ao movimento Tiago Martins Instrumentos originais Os Arranjadores Figurinos Beatriz Valentim em colaboração com Ana Isabel Castro e Luís Capela Oliveira Desenho de Luz Cárin Geada Assistência ao desenho de luz Cláudia Valente Técnico de som Martinho Cardoso Residências artísticas Teatro do Ferro, Central Elétrica / CACE Cultural, Balleteatro, Biblioteca Municipal de Marvila, Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre, Produções Real Pelágio / Teatro da Voz, dEVIR CAPa Faro Coprodução Cine-Teatro Louletano, Teatro Municipal do Porto, Festival Cumplicidades / São Luiz Teatro Municipal Produção executiva Teresa de Brito e Tiago Sgarbi Distribuição Eira Apoio Financeiro Republica Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes Apoios e agradecimentos Bettina_lingerie; Beatriz de Fátima, Renata Monteiro e Sofia Sanchez (Pallco Performing Arts School & Conservatory); Turma 11ºE da Escola Secundária Aurélia de Sousa, Porto; Turma 9ºG da Escola EB 2/3 Frei João de Vila do Conde

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides