7 out – A Ideia de Ter Um Vizinho Soava-me Bem
Carla Galvão e Rui Rebelo
A argentina Vanina Starkoff escreveu e ilustrou Dançar nas Nuvens, um livro cheio de cores, gente e sonhos. dele partem Carla Galvão e rui rebelo para criar sons a partir de palavras – e vice-versa –, numa festa multicultural.
11 nov – Quem Me Dera Ter Raízes
Inês Barahona e Miguel Fragata
Partimos do chão para chegar ao céu, das raízes para chegar às estrelas. Como? Correndo atrás dos versos de Jorge Sousa Braga. Os guias desta sessão, Inês Barahona e Miguel Fragata, são uma dupla que tem sempre os pés bem assentes no ar e a cabeça bem presa à terra.
9 dez – Terra à Vista
Paulo Condessa e Nuno Moura
A morte é um mistério — para miúdos e graúdos. É fermento para o sentimento de perda, para a tristeza, para a saudade… Mas também pode abrir novos caminhos. Para quem fica, claro, com as boas memórias de quem parte. Paulo Condessa e Nuno Moura são especialistas em explorar zonas misteriosas e em virar tudo do avesso. Por isso, são eles que aparecem por aqui para contar desaparecimentos.
6 jan – Uma Grande Contradição
Marta Bernardes e Afonso Cruz
Com o devido espírito de contradição, Afonso Cruz e Marta Bernardes vão trocar-nos as voltas nesta sessão, porque vão dar exemplos que provam que dentro das pessoas habitam as maiores contradições. O ponto de partida é, pois, o livro A Contradição Humana, escrito e desenhado por Afonso Cruz, que se espanta sempre por as pessoas que gostam de pássaros os prenderem nas gaiolas. Ora, isto faz algum sentido?!…
3 mar – Dança(s)?
João Fazenda e Ainhoa Vidal
João Fazenda desenhou uma história sobre um pé de chumbo. É uma história sem palavras e, por isso, mais vale dançá-la. Quem o vai fazer é Ainhoa Vidal, capaz de pôr palavras e corpos em movimento e, quem sabe?, capaz de dar vida e ritmo aos pés de um homem tão quadrado que nem sabe bem onde se pode encaixar no mundo.
7 abr – Posso Passar?
Marta Madureira e Adélia Carvalho
A crocodila Dalila é muito mandona e acorda sempre muito refilona. Até tem a mania que é a porteira do rio. Um rei que era muito pateta, mancava de uma perna e era careca tinha a mania que podia fazer o que bem lhe apetecia: até caçar elefantes! Mas, às vezes, de onde menos se espera aparece uma pequena ou grande coisa capaz de passar uma rasteira aos mais poderosos. É preciso técnica, claro, por vezes, uma ou outra rima, e isso é o que nos vão ensinar a Adélia Carvalho e a Marta Madureira.
12 mai – Histórias Sem Luz Eléctrica
António Jorge Gonçalves e Crista Alfaiate
Ondjaki e António Jorge Gonçalves são fãs e criadores de histórias sem luz eléctrica. A mais recente que inventaram chama-se O Convidador de Pirilampos e vai ser partilhada connosco pela voz da Crista Alfaiate e os desenhos do António Jorge Gonçalves. Vai ser caso para se “cientistar” o mundo e descobrir para que serve um “aumentador de caminhos”, ou um “unóculo”, ou essa coisa extraordinária que é um “convidador de pirilampos”.
30 jun – Animais Minusculíssimos
Rita Taborda Duarte e Pedro Proença
Há uma quantidade de bicharada muito mais pequenina que a migalha da migalha, a penugem de um pezinho ou a poeira de poalha. Quem descobriu estes bichos foi a Rita Taborda Duarte, até os descreveu em poemas, e depois o Pedro Proença desenhou-os. Com a ajuda deles, nesta sessão, vamos tentar avistar estes animais minusculíssimos que nem se vêem a olho nu. Tragam óculos, binóculos e telescópios…