A cidade do Cairo tem cerca de 30.000 mesquitas. Em cada uma delas, cinco vezes por dia, um muezim chama os fiéis para a oração. Segundo a tradição, o muezim subia e descia as escadas do minarete, até que, nos anos cinquenta, chegam os megafones e microfones para alívio das suas pernas cansadas. O resultado, porém, permaneceu o mesmo: uma cacofonia de diferentes culturas de oração, de diferentes vozes, tempos, interpretações. Contudo, as coisas estão prestes a mudar: o Ministério dos Assuntos Religiosos quer introduzir um sistema de rádio fechado que transmitirá a voz de um único muezim ao vivo e em simultâneo para todas as mesquitas de Estado. Cairão no silêncio milhares de muezins egípcios?
Em Radio Muezzin, quatro muezins do Cairo entram em palco para nos contar as suas histórias e experiências: o professor de Alcorão, cego, que viaja para a mesquita num pequeno autocarro durante duas horas todos os dias; o filho de um agricultor e o antigo condutor de tanques do Alto Egipto, que costuma aspirar a alcatifa da sua mesquita; o electricista que começou a decorar o Alcorão depois de um acidente grave e o culturista que ganhou o segundo lugar no campeonato mundial de recitação do Alcorão. A eles junta-se um técnico de rádio, que aprendeu como encriptar sinais de rádio em Aswan High Dam.
Entre as suas palavras e as imagens de vídeo do seu quotidiano, emergem novas vozes, que descrevem a transformação do chamamento para a oração, na era da reprodução técnica.