Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

Resistir à distância

Como se faz oposição no exílio?
Debate / jantar Associação Pão a Pão / Mezze
©Nicole Sanchez
Este evento já decorreu
Datas e Horários

20 junho
quinta, 18h

Local

Sala Bernardo Sassetti

Preço

€10 (preço único)

Descrição

A história do 25 de Abril não se conta sem os exilados políticos. Em ano de comemorações do 50º aniversário da revolução, no Teatro São Luiz ouvem-se histórias de refugiados que, em sentido contrário, escolheram Portugal como exílio. Quem são os refugiados políticos que vivem atualmente aqui? Como se faz oposição e resistência a milhares de quilómetros de distância? É este o tema da conversa trazida pela Associação Pão a Pão (PAP) — uma ONGD (Organização Não Governamental para o Desenvolvimento) que promove a integração de pessoas refugiadas e imigrantes através do seu saber, experiência e cultura. E, como muito disso passa também pela mesa, a PAP cria um momento de partilha gastronómica, fazendo do pão a ponte que nos conduz a cozinhas de várias origens e geografias e que nos liga uns aos outros.

 

Moderação: Daniel Oliveira

Participantes:

Aida Sigharian
Aida Sigharian é uma pianista e ativista iraniana que se dedica à promoção dos direitos humanos e das reformas democráticas. Participou em várias ações políticas e deu entrevistas para sensibilizar as pessoas para a situação no Irão. O seu ativismo intensificou-se em 2022 após a morte de Mahsa Amini e o início do movimento Woman Life Freedom no Irão. Tem trabalhado com organizações de direitos humanos e participado em campanhas que desafiam políticas opressivas. Os seus esforços ajudaram a chamar a atenção internacional para as lutas do povo iraniano. Motivada por um forte sentido de justiça e igualdade, continua a lutar por uma mudança significativa no Irão. É apaixonada por dar poder aos outros e promover uma cultura de ativismo. Atualmente, Aida Sigharian está a concentrar-se em atividades culturais através da Associação Mithra, na esperança de inspirar outros e contribuir para o movimento global pelos direitos humanos através da arte. Vive há 15 anos em Portugal.

Alberto Bruno Pérez
Nascido em Matanzas, Cuba, em 1965. Promotor e líder das manifestações de cubanos livres em Portugal, frente à Embaixada de Cuba em Portugal, e fundador do MOVIMENTO 11J Portugal. Participou na Primeira Cimeira de Cubanos Libres em Europa, celebrada em Bruxelas em maio de 2022, e tem como principal bandeira a Libertação incondicional e imediata de todos os presos políticos em Cuba. Defende, para Cuba, justiça social e liberdade de expressão, a separação dos três poderes, eleições livres, justas e pluripartidaristas, limitação de mandatos e o afastamento dos militares da vida política.

Pavel Elizarov
Nasceu em Moscovo em 1985. Ativista de oposição ao regime de Putin desde 2005, trabalhou com Boris Nemtsov e Alexey Navalny. Está no exílio desde 2012. Conseguiu asilo político em Portugal, onde continua a sua atividade, atualmente fazendo parte da Free Russia Foundation. Membro da Iniciativa Liberal.

Ficha Técnica

Participantes Aida Sigharian, Alberto Bruno Pérez, Pavel Elizarov Moderação Daniel Oliveira Organização Associação Pão a Pão / Mezze

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides