Face às atuais medidas de combate à pandemia de COVID-19, antecipámos o horário de apresentação deste espetáculo.
Manteremos o São Luiz aberto, garantindo a oferta cultural e cumprindo as regras de segurança de público e de todos os profissionais envolvidos.
Nas Epístolas de Horácio é exposta pela primeira vez esta máxima: Ira furor brevis est. A ira é uma loucura temporária. Quanto tempo se mantém esse estado de urgência emocional? Essa paixão veemente? Durante três minutos? Em ciclos de meia hora? Ou será que conseguimos, num minuto passar da placidez à raiva, à ira, à fúria? Como é que construímos dramaturgica e emocionalmente uma sucessão desses momentos? Que forma têm, que forma ganham, essas paixões? São monstruosas? Somos, monstruosas? Sónia Baptista parte para este novo espetáculo da pesquisa e reflexão sobre textos clássicos, textos filosóficos contemporâneos, expressões de cultura popular, ensaios sobre sociedade e género, sobre ecofeminismo e sobre o desejo de uma vivência punk que desafia o status quo.
O Alkantara Festival regressa em novembro a Lisboa com uma programação internacional e experimental de dança, teatro, performance, conversas e debates. Espaço de encontro, partilha e discussão pública, o Alkantara Festival apresenta em estreia absoluta no Teatro São Luiz os espetáculos Tafukt, do coreógrafo Radouan Mriziga, The Anger! The Fury!, da coreógrafa e dramaturga Sónia Baptista, e ainda um conjunto de performances, conversas e debates da rede Terra Batida, a partir de investigações, em diferentes regiões de Portugal, em torno de conflitos socioambientais.
O programa completo do festival está disponível a partir de setembro em alkantara.pt.
Coprodução: Centro Cultural de Belém, Culturgest, Teatro do Bairro Alto, Teatro Nacional D. Maria II e São Luiz Teatro Municipal
Alkantara é uma associação cultural sem fins lucrativos financiada pela República Portuguesa/Cultura — Direção Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Lisboa