Em 2025, nos 40 anos da sua fundação, a Miso Music Portugal, Secção Portuguesa da International Society for Contemporary Music / Conselho Internacional da Música / UNESCO, organiza pela primeira vez em Portugal o icónico Festival ISCM World New Music Days, um dos maiores festivais de nova música do mundo que decorre em Lisboa e no Porto entre 30 de maio e 7 de junho. A temática subjacente à edição portuguesa do Festival ISCM WNMD 2025 é “Thirst for Change” (“Sede de Mudança”), aliando a criação e expressão artísticas à ecologia, em prol da preservação e sustentabilidade da vida no planeta Terra. O Teatro São Luiz junta-se à Miso Music Portugal e à ISCM para dois dias desta festa internacional da nova música, enquadrando artisticamente o Colóquio Internacional Thirst for Change.
Programa
4 junho
18h | WNMD 2025 · CONCERTO NO. 17
Sala Bernardo Sassetti
KOMOREBI DUO
Camila Mandillo · soprano
João Casimiro de Almeida · piano
ANTÓNIO PINHO VARGAS (Portugal, 1951)
A Maior Tortura (2006), 6′
EDUARDO LUÍS PATRIARCA (Portugal, 1970)
Livro dos Mantras em memória do Venerável Mestre Hsing Yun (2024), 6′
EVA AGUILAR (Portugal, 2002) YCA
[nova criação] (2024–2025), 10′ WP
FÁTIMA FONTE (Portugal, 1983)
Cartas Portuguesas (2020), 6′
Secção portuguesa do ISCM
ISABEL SOVERAL (Portugal, 1961)
Ciclo Shakespeare – Since Brass nor Stone (2007), 11′
DANIEL OSORIO (Chile, 1971)
Zikkus-P (2010), 9’
Secção Chile do ISCM
JIM O’LEARY (Canadá, 1971)
Susan Pennefather Gray (2014–2015), 8′
Apresentação individual
ROBERT MCINTYRE (Austrália, 1998) YCA
A Sea Spray of Ash (2019), 4′
Secção australiana do ISCM
YCA · Young Composers Award – candidato ao Prémio Jovens Compositores do ISCM
WP · world premiere – estreia mundial
O Komorebi Duo apresentará um programa diversificado com obras de compositores internacionais, incluindo Susan Pennefather Gray de Jim O’Leary, A Sea Spray of Ash de Robert McIntyre, proposto pela secção australiana do ISCM, e Zikkus-P de Daniel Osorio, da secção chilena do ISCM.
Para além destas peças internacionais, o espetáculo contará com composições de compositores portugueses de diferentes gerações, desde António Pinho Vargas a Eva Aguilar, passando por obras de Isabel Soveral, Eduardo Luís Patriarca e Fátima Fonte.
O Komorebi Duo é formado por Camila Mandillo (soprano) e João Casimiro Almeida (piano). Camila Mandillo, conhecida pela sua vasta experiência em ópera e música de câmara, tem vindo a ganhar cada vez mais reconhecimento pelas suas interpretações de música contemporânea. João Casimiro Almeida é considerado um dos mais destacados pianistas portugueses da sua geração, colaborando com vários agrupamentos dedicados à música moderna e experimental.
21h | ENCONTRO COM OS COMPOSITORES
Sala Luís Miguel Cintra
compositores participantes a anunciar
21h30 | WNMD 2025 · CONCERTO NO. 18
Sala Luís Miguel Cintra
CAMERATA ALMA MATER STRING ENSEMBLE
Pedro Neves · maestro
CHRIS CREE BROWN (Nova Zelândia, 1953)
Evanesce (2023), 9′
Secção da Nova Zelândia do ISCM
HAUKUR TÓMASSON (Islândia, 1960)
Air Sculptured (2022), 11′
Secção islandesa do ISCM
JI-HYANG KIM (Coreia do Sul, 1970)
Nachtmusik für Streicher (2012–2022), 12′
Apresentação individual
JOÃO QUINTEIRO (Portugal, 1984)
Madrugada II (2024–2025), 14′ WP
MAURO GODOY VILLALOBOS (Chile, 1967)
Moods for string ensemble (2016), 8′
Secção sueca do ISCM
RYTIS MAŽULIS (Lituânia, 1961)
Timeless (2024), 7′
Secção lituana do ISCM
WP · world premiere – estreia mundial
Um concerto de música contemporânea com obras de todo o mundo, incluindo Evanesce de Chris Cree Brown, Air Sculptured de Haukur Tómasson, Nachtmusik für Streicher de Ji-Hyang Kim, Moods for string ensemble de Mauro Godoy Villalobos, e Timeless, uma obra recente de Rytis Mažulis, cada peça proposta por uma secção diferente do ISCM para os World New Music Days 2025. O programa inclui ainda a estreia mundial de Madrugada II do compositor português João Quinteiro.
A apresentar estas obras está a Camerata Alma Mater, uma orquestra de cordas fundada em 2010 por iniciativa do maestro Pedro Neves. Composta por jovens músicos portugueses de excelência e premiados, o ensemble dedica-se à interpretação de repertório de cordas de várias épocas, com uma forte aposta na apresentação de obras de compositores contemporâneos.
Pedro Neves é também o maestro e diretor artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa, onde dirige frequentemente música contemporânea.
5 junho
18h | WNMD 2025 · CONCERTO NO. 20
Sala Bernardo Sassetti
SOND’AR-TE TRIO
Vítor Vieira · violino
Filipe Quaresma · violoncelo
Elsa Silva · piano
ASHLEY JOHN LONG (País de Gales, 1986)
Beyond the Haze of Winter’s Edge (2020), 5′
Secção galesa do ISCM
DIANA ANDRASHENKO (Ucrânia, 2001) YCA
Quadro sobre uma noite estrelada (2023), 7′
GEORG FRIEDRICH HAAS (Áustria, 1953)
Ins Licht (2007), 3′
GONÇALO GATO (Portugal, 1979)
Elementos (2018), 10′
Secção portuguesa do ISCM
JOSÉ LUIS PERDIGÓN DE PAZ (Espanha, 1990) YCA
Torque (2019), 14′
Secção espanhola do ISCM
LENKA NOVOSEDLÍKOVÁ (Eslováquia, 1989)
VPD (2024), 10′
Secção Eslovaca do ISCM
SARA CARVALHO (Portugal, 1970)
sobre a areia o tempo poisa (2016), 9′
YCA · Young Composers Award – candidato ao Prémio Jovens Compositores do ISCM
O Trio Sond’Ar-te, composto por Vítor Vieira (violino), Filipe Quaresma (violoncelo) e Elsa Silva (piano), músicos do Sond’Ar-te Electric Ensemble fundado em 2007, reúne propostas de várias secções do ISCM para os World New Music Days, celebrando a música de hoje.
O programa inclui Beyond the Haze of Winter’s Edge, de Ashley John Long, Elementos, de Gonçalo Gato, Torque, de José Luis Perdigón De Paz, e VPD, de Lenka Novosedlíková.
Adicionalmente, o concerto contará com obras de duas compositoras atualmente ativas em Portugal, representando diferentes gerações: Sara Carvalho e Diana Andrashenko. O programa inclui ainda uma composição de 2007 do reconhecido compositor austríaco Georg Friedrich Haas, um artista que continua a explorar novas sonoridades e formas na música contemporânea.
21h | ENCONTRO COM OS COMPOSITORES
Sala Luís Miguel Cintra
compositores participantes a anunciar
21h30 | WNMD 2025 · CONCERTO NO. 21
Sala Luís Miguel Cintra
ENSEMBLE MPMP
Rita Castro Blanco · maestrina
ÂNGELA DA PONTE (Portugal, 1984)
State of(f) Emergencies (2019), 10′
ANNA ÞORVALDSDÓTTIR (Islândia, 1977)
Aequilibria (2014), 14′
SAM HAYDEN (Reino Unido, 1968)
Die Abkehr (Turning Away) (2017), 11′
Secção britânica do ISCM
SHIN KIM (Coreia do Sul, 1994)
Kaleidoscope (2023), 10′, YCA
Secção sul-coreana do ISCM
VILLE ASLAK RAASAKKA (Finlândia, 1977)
The Harvest (2022), 10′
Secção finlandesa do ISCM
YCA · Young Composers Award – candidato ao Prémio Jovens Compositores do ISCM
WP · world premiere – estreia mundial
O Ensemble MPMP, dirigido por Rita Castro Blanco, uma jovem e promissora maestrina portuguesa, sobe ao palco do Teatro São Luiz com um programa de música da última década, oferecendo um concerto cheio de variedade e surpresas.
O programa inclui obras propostas por diferentes secções do ISCM, como Die Abkehr (Turning Away) de Sam Hayden, Kaleidoscope de Shin Kim e The Harvest de Ville Aslak Raasakka, a par de Aequilibria de Anna Þorvaldsdóttir e State of(f) Emergencies de Ângela da Ponte.
Fundado em 2012, o Ensemble MPMP colabora estreitamente com musicólogos e compositores, centrando-se tanto na redescoberta do património musical como na promoção do repertório contemporâneo.