Saltar para o conteúdo principal Mapa do Website Ajuda de navegação e acessibilidade Web

WORKSHOP A PARTITURA DO OBJETO

PROJETO FUNICULAR
COORDENAÇÃO DUDA PAIVA (BR-NL)
©Sander Heezen
Este evento já decorreu
Datas e Horários

5 a 7 abril
sexta a domingo,  10h às 13h e 14h30 às 18h

Local

Sala de Ensaios

Preço

€50

Acessibilidade

Idioma: Português, inglês

Descrição

O reputado coreógrafo, bailarino e marionetista Duda Paiva foi pioneiro num novo conceito que expande a linguagem corporal do ator, combinando a dança contemporânea e a manipulação de marionetas com o movimento e a voz, como instrumentos narrativos sob a orientação de uma única mente. Este conceito estabelece uma ligação mais profunda entre o objeto e o manipulador, criando uma ilusão poética e fluida.

A Partitura do Objeto – Object Score é um método teatral. O objetivo é dar vida a um corpo fictício/poético; um alter-ego, uma extensão do eu, utilizando o corpo como paisagem para a marioneta e vice-versa, de modo a explorar o espaço e a criar padrões coreográficos, inspirando a imaginação e a criatividade. É uma forma muito específica de coreografia para dois corpos que trabalham sob a mesma mente.

Neste workshop, que envolve manipulação e dança, Duda Paiva expõe a sua metodologia de trabalho, com o foco no corpo, voz, movimento e outros instrumentos narrativos.

No FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, pudemos ver a excelência do seu trabalho de manipulação, voz, movimento e coreografia, nos espetáculos Angel, em 2007, e Bastard!, em 2015, no São Luiz Teatro Municipal.

Destinatários: Marionetistas, atores, bailarinos, cantores, artistas de circo, estudantes de artes performativas
N.º de participantes: 10
Data limite de inscrição: 2 de abril de 2024
Material que os participantes devem trazer:
-Roupa confortável para exercícios práticos.
-Os participantes podem trazer as suas próprias marionetas, desde que sejam articuladas e leves.

Seleção por ordem de inscrição. Após análise da inscrição, é comunicada a sua aceitação e indicada a forma de pagamento do workshop por transferência efetuada até à data indicada.

Informamos que o número limite de inscrições foi atingido e todos os selecionados foram contactados.
Dado o elevado número de inscrições, foi criada uma lista de espera.

 

PROJETO FUNICULAR Um projeto de formação na área do Teatro de Marionetas do CAMa – Centro de Artes da Marioneta / A Tarumba  | Com o apoio do São Luiz Teatro Municipal.


 

“As pessoas que dominam esta técnica são uma raça rara, criativos sonhadores multitasking, marionetistas físicos. Como Sally A. Stewart disse sobre a definição do Ator Total: A responsabilidade de um ator não se resume à representação, deve compreender a arte e, sobretudo, a arte de contar histórias.
-Duda Paiva

Controlar a mente
Uma das principais tarefas do marionetista é controlar a sua mente. Se o marionetista perder a concentração (mesmo que seja apenas por uma fração de segundo), a marioneta morre e a ilusão perde-se. Para que a marioneta ganhe vida, o público tem de acreditar que a marioneta está a pensar, que tem vontade própria. O movimento deve parecer vir da própria marioneta, como se a decisão de se mover fosse dela. Para o conseguir, é utilizado o foco e técnicas de respiração.
Em seguida, o marionetista aprende a transpor a expressão para a sua marioneta, utilizando técnicas-chave como: respiração, manipulação com as pontas dos dedos, contra-movimento e o foco dividido.

Controlo do corpo
Para dar vida a outra entidade e fazer com que esta pareça viver, independentemente de nós, é preciso explorar e controlar as nossas próprias propriedades corporais.
Desta forma, a primeira tarefa do marionetista é treinar um alto nível de consciência física. Depois disso, precisa de aprender a controlar o seu corpo, explorando todos os seus músculos. Para isso, serão utilizados exercícios de respiração, o trabalho de Fletcher-Towel e a articulação da coluna vertebral.

Durante a formação serão utilizadas marionetas de Duda Paiva.
Este workshop requer a prática de exercício físico.

 

BIO
Duda Paiva é bailarino, coreógrafo, marionetista e encenador, de origem brasileira.
Formado como ator e bailarino no Brasil, e após ter estudado Butoh com Kazuo Ohno, em Tóquio, mudou-se para a Holanda, onde vive desde 1996, e trabalhou como bailarino e coreógrafo com várias companhias.
Adepto da pesquisa de formas de arte multidisciplinares, Paiva ultrapassou os limites do teatro visual e criou uma linguagem singular, em que mistura a dança contemporânea e a manipulação direta de marionetas, dando corpo e vida a personagens que ele próprio constrói, a partir de uma espuma altamente flexível que permite uma grande variedade de expressões, tendo-se tornado uma referência no teatro de marionetas na Europa.
Duda Paiva Company foi criada em 2004 e distingue-se pela sua abordagem multidisciplinar, com base nas pesquisas em torno da dança contemporânea, teatro de marionetas, música e multimédia. As suas produções têm sido apresentadas e premiadas em vários festivais internacionais por todo o mundo.
A Duda Paiva Company recebeu o maior prémio holandês da dança, o Zwaan, com o espetáculo Avatara, uma coprodução com Illusionary Rockaz Company, em 2023.
Duda Paiva tem dirigido workshops em várias universidades e instituições, tais como a ESNAM – École Nationale Supérieure des Arts de la Marionnette (Charleville-Mézières, França), UQAM (Montreal, Canadá), VCA (Melbourne, AustráliaSESC (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasil), Bialystok Akademy (Bialystok, Polónia) ou Sofia University (Sofia, Bulgária).

 

Visite também tarumba.pt.

Ficha Técnica

COORDENAÇÃO Duda Paiva (BR-NL) ORGANIZAÇÃO PROJETO FUNICULAR – Um projeto de formação na área do Teatro de Marionetas do CAMa – Centro de Artes da Marioneta / A Tarumba COM O APOIO DO São Luiz Teatro Municipal

VEJA TAMBÉM

Saltar controlos de slides