UM DEBATE ABERTO ACIMA DA ESPUMA DOS DIAS
Coordenação e Moderação Tiago Bartolomeu Costa
Episódio 3 – sessão de 12 dezembro 2022
Com Francisco Mendes da Silva, Advogado; Maria Paula Meneses (via Teams), Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Paulo Pedroso, Sociólogo.
Temas debatidos:
– 00:02:10s – Mundial 2022: As leituras históricas, económicas, sociais e políticas a partir do futebol
– 00:58:35s – As justificações de uma nova revisão constitucional
– 01:28:00s – Análise ao papel, funções e comportamentos do Presidente da República
– 01:49:00s – Os pedidos de perdão e de resgate da memória institucionais
As sugestões para ler e ouvir dos nossos convidados
Maria Paula Meneses: DESERTION, de Abdulrazak Gurnah (Bloomsbury Publishing PLC, 2005); BY THE SEA, de Abdulrazak Gurnah (The New Press, 2001); e a música do kudurista Nagrelha (1986-2022) (https://open.spotify.com/artist/2dZ0TKgaY5OAryHNmoyNAD?autoplay=true) e Azagaia (https://www.youtube.com/watch?v=bJ6-dxCMdks)
Paulo Pedroso: MUDANÇA ESTRUTURAL EM ÁFRICA, de Carlos Lopes e George Kararach (Tinta da China, 2022) https://tintadachina.pt/produto/mudanca-estrutural-em-africa/
Tiago Bartolomeu Costa: MORTE E FICÇÃO DE REI DOM SEBASTIÃO, de André Belo (Tinta da China, 2021) https://tintadachina.pt/produto/morte-e-ficcao-do-rei-dom-sebastiao/
A atualidade vive presa à velocidade e a memória é convenientemente substituída pela retórica e a impressão. Nestas conversas mensais de análise social, política, cultural e filosófica, coordenadas e moderadas por Tiago Bartolomeu Costa, desmontam-se os detalhes dessa atualidade e analisa-se, contra a espuma dos dias, as consequências do que é notícia. Traz-se ao encontro com o público modos de pensar, de prever e de prosseguir um viver conjunto, num tempo de polarizações e mediatismo, onde as notícias têm ciclo de 24 horas mas com consequências sem hora de fim. Numa conversa aberta, um painel regular de convidados analisa temas comuns, confronta ideias e propõe interpretações, num gesto de reflexão pública que se quer motivado e comprometido. Ao longo de uma temporada, o Teatro é o centro dos debates, tornando-se lugar de pensamento e de consciência.