REDES
UM TEATRO SEMPRE LIGADO
Porque acreditamos que sozinhos nunca vamos tão longe, o São Luiz faz parte de várias redes nacionais e internacionais de criação, promoção e circulação de espetáculos e artistas e também de formação e partilha de experiências e boas práticas.
Juntos, fazemos sempre melhor.
PROSPERO EXTENDED THEATRE
Rede apoiada pelo programa Creative Europe da Comissão Europeia, que reúne Teatros de nove países europeus e o canal ARTE como parceiro media.
Neste âmbito, foi criada uma plataforma digital cuja vocação é acolher e disponibilizar, gratuitamente, e em toda a União Europeia, conteúdos sobre o teatro, espetáculos coproduzidos pela Rede e de acesso livre e, ainda, outros conteúdos relacionados como entrevistas a artistas ou criadores, documentários sobre bastidores e processos de trabalho ou visitas guiadas aos teatros. A plataforma permite aos Teatros parceiros realçar e apoiar os seus artistas e produções e aumentar a sua própria visibilidade na cena europeia.
O São Luiz terá disponível, até final de 2024, Os Demónios Não Gostam de Ar Fresco, uma cocriação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu com autoria de Maria Quintas; Pêndulo, de Marco Martins e Belonging / E di / Pertenencia / Zugehörigkeit / Pertença / 絆, de Raquel André.
www.prospero-theatre.tv
ETC – EUROPEAN THEATRE CONVENTION
A ETC é a maior rede de teatros com financiamento público da Europa, com 64 membros em 31 países. Fundada em 1988 e presidida agora por Cláudia Belchior, Assessora Artística do CCB, a ETC organiza atividades para apoiar quem trabalha no teatro e luta pelo setor teatral europeu num contexto político. Com o objetivo de promover o teatro europeu como uma plataforma vital para o diálogo, a democracia e a interação, responde, reflete e envolve diversos públicos e sociedades em mudança.
https://www.europeantheatre.eu/
WE WANT MORE!
WE WANT MORE! (WWM) é um projeto inovador, cofinanciado pelo Programa Europa Criativa, da União Europeia, que pretende tornar o mundo do teatro verdadeiramente inclusivo para todas as pessoas. No seguimento do êxito do projeto “INCLUSIVE THEATRE(S)”, o WWM procura capacitar as companhias e os profissionais do teatro de toda a Europa para que possam criar espetáculos acessíveis a todas as pessoas. Através de workshops de reforço de capacidades e de eventos abertos, o projeto prestará formação a artistas e operadores sobre como incorporar práticas inclusivas no seu trabalho. Além disso, o WWM participará na coprodução de uma performance europeia inclusiva, que exibirá os talentos de diversos artistas e demonstrará o poder do teatro para estabelecer pontes entre as diferenças. Ao promover a acessibilidade, a diversidade e a colaboração, o WWM tem como objetivo produzir um impacto duradouro no panorama do teatro europeu, garantindo que todos podem participar e usufruir da magia dos espetáculos de teatro ao vivo.